Celulite

O maior fantasma das mulheres!

Como combater a celulite com ajuda da alimentação?

Celulite
O que é a celulite

O que é a celulite?

Mais de 95% das mulheres após a puberdade, apresentam depósitos de gordura, água e toxinas, que se distribuem irregularmente sob a superfície da pele, inflamando-a. Este facto é designado tecnicamente por Hidrolipodistrofia Ginoide ou Celulite ou mais vulgarmente por “pele casca de laranja”.

Celulite nas mulheres
Celulite nas mulheres

As regiões do corpo, mais afetadas pela Celulite são as que possuem uma maior tendência para acumular gordura, como Anca, Perna, Nádegas e Barriga. Indivíduos com excesso de peso ou mesmo, algum Grau de Obesidade diagnosticado, têm mais predisposição para esta acumulação de gordura no seu corpo, contudo também pessoas com peso normal podem apresentar.

A adolescência é a fase da vida, em que começa a existir uma maior tendência para o desenvolvimento de celulite. A região do corpo mais afetada pela celulite, são as pernas, principalmente na coxa, onde se acumulam depósitos de gordura.

O género feminino é o mais afetado com a Celulite, devido ao estrogénio, hormona feminina que causa retenção de líquidos, mas também devido à existência de septos (traves que permeiam as células de gordura) que são finas e retas e estão ligadas da superfície até ao tecido, o que forma a famosa pele “casca de laranja”, de celulite.

Celulite feminina
Celulite feminina

Embora não se trate de uma doença grave, pode afetar a autoestima e, portanto, a qualidade de vida de pessoas por ela afetadas;

Em casos mais graves de Celulite, existe a celulite infeciosa, também conhecida como celulite bacteriana, acontece quando bactérias conseguem entrar na pele, infetando as camadas mais profundas e causando sintomas como vermelhidão intensa na pele, dor e inchaço, acontecendo principalmente nos membros inferiores. Ao contrário da popular celulite, este tipo de celulite infeciosa pode causar graves complicações como septicémia.

Este problema estético é multifatorial, ou seja, são diversos os fatores envolvidos, por isso não podemos falar numa causa isolada, e sim em inúmeros aspetos que contribuem para o seu surgimento e evolução. Entre elas incluem-se:

  • Idade (quanto maior a idade, maior o risco);
  • Género;
  • Biotipo corporal, Distribuição de gordura, Flacidez cutânea e alterações circulatórias;
  • Fatores hormonais (alterações nas hormonas, estrogénios, insulina, noradrenalina, hormonas tiroideias, prolactina);
  • Fatores genéticos (histórico familiar);
  • Excesso de peso ou Obesidade;
  • Uma alimentação rica em gordura, hidratos de carbono e sal e pobre em fibras;
  • Baixa ingestão hídrica;
  • Hábitos de estilo de vida (ser fumador, sedentário, permanecer de pé ou sentado durante muitas horas);
  • Vestuário muito apertado que dificulta o fluxo sanguíneo;

A celulite manifesta-se pela presença de pele com aspeto irregular. Nos casos mais avançados, a pele forma irregularidades muito acentuadas, com zonas deprimidas e elevadas. Em alguns casos, a celulite apenas é visível quando a pele é comprimida.

Nos graus avançados, a Celulite pode até causar dor, pois promove a compressão de terminações nervosas locais, comprometendo a qualidade de vida. Os casos iniciais são normalmente assintomáticos, mas os mais avançados podem incluir:

  • Região mais fria;
  • Endurecimento, dor e sensibilidade;
  • Pele com aspeto irregular;

 

a Celulite é classificada em três graus

Tipos de celulite
Tipos de celulite

Graus 1 (Leve)

Sem sintomas e apenas detetada em exames microscópicos; não há irregularidades visíveis, mas as alterações podem ser vistas sob a contração da musculatura local;

Grau 2 (Moderado)

Pele mais pálida e com menor elasticidade; celulite visível, com aspeto rugoso sem nenhuma compressão da pele; na palpação é possível sentir pequenos nódulos impercetíveis à visão;

Grau 3 (Grave)

Rugosidade visível na pele; sobrelevações e nodulações evidentes;

A celulite é mais comum no género feminino em relação ao género masculino; Esta discrepância, entre géneros é causada pelo estrogénio (hormona feminino) e pelas caraterísticas do tecido subcutâneo conectivo no género masculino, que dificulta a herniação da gordura.

Embora existam inúmeros tratamentos para a celulite, nenhum deles está devidamente suportado por evidência científica.

Tratamentos que se baseiam em princípios mecânicos ou físicos

Drenagem Linfática

Consiste num tipo de massagem, que auxilia na melhoria da circulação local e eliminação de líquidos e toxinas acumuladas nos tecidos. Reflete melhores resultados no tipo de celulite inicial. O método diminui a sensação de inchaço, e apesar de não reverter os casos mais avançados, pode melhorar os sintomas dos mesmos;

Massagem Modeladora

Este tipo de massagem aumenta a circulação sanguínea e linfática do local, diminui os nódulos da celulite e ainda facilita a penetração dos cremes anti-celulite.

Cremes anti-celulite

Ouso deste tipo de cremes deve ser sempre associado a outros tratamentos e hábitos saudáveis para originar efeito;

Radiofrequência

Este tratamento estimula a produção de colagénio, conferindo elasticidade à pele. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência, que faz com que as moléculas de água se agitam, aumentando a temperatura;

Mesoterapia

Técnica de aplicação subcutânea de alguns produtos/fármacos através de uma agulha. Tanto pode ser uma corticóide (hormonas), como vitaminas, ou ácido hialurónico. O princípio básico da técnica é a aplicação de uma pequena quantidade dessa substância na área a ser tratada;

Criolipólise

Tratamento que utiliza baixas temperaturas para eliminar a gordura localizada. O aparelho da criolipólise é colocado na superfície da pele, congelando as células de gordura (adipócitos) e destruindo-as a temperaturas negativas. Esta técnica é indicada para o tratamento de gordura localizada.

Tratamento com antibiótico

No tratamento da celulite infeciosa, previne a propagação rápida da infeção bacteriana e a sua chegada ao sangue e demais órgãos internos.

A alimentação é um fator relevante no que diz respeito ao surgimento de celulite

 

Na fase de adolescência principalmente, na qual a maioria dos adolescentes possuem uma alimentação rica em gorduras, sal e açúcares, sendo estes os principais fatores, no surgimento da celulite.

Existe um número significativo de alimentos que causam celulite e que se devem ter em atenção, de forma a não introduzirmos diariamente na nossa alimentação.

Sal

O sal refinado contém apenas cloreto de sódio, que contribui para a retenção de líquidos e má circulação, sendo mais propicio o surgimento de celulite.

Alimentos Fritos

Ricos em gordura trans ou saturada, que estão diretamente relacionada com o surgimento de celulite.

Bebidas Alcoólicas

O álcool tem uma relação cauda/efeito na dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, quando o corpo metaboliza as calorias fornecidas pelas bebidas alcoólicas, converte-as imediatamente em açúcar, que consequentemente se irá acumular em depósitos de gordura no nosso corpo e originará celulite.

Fast Food

Estes alimentos, contém açúcar, sal e gorduras em excesso, logo vão diretamente para as “reservas”, ou seja, acumulam gorduras e pioram a celulite.

Açúcar

Causa inflamação, sendo que se se tratar de uma inflamação crónica, as suas células de gordura vão aumentando e retêm toxinas e fluídos. As toxinas contribuirão para a quebra da elastina e do colagénio, essenciais para o natural alisamento e firmeza da pele.

Carnes Processadas

Potenciadores de inflamação, causando maiores incidências de celulite.

Alimentos que ajudam o organismo a combater a inflamação e a estimular a produção de substâncias capazes de auxiliar na eliminação da celulite

Produtos Hortícolas, Gotas De Água, Frescos
Alimentos que ajudam a combater a celulite

Cereais Integrais

Ricos em fibras que atuam num melhor funcionamento do transito intestinal, com um intestino saudável, este conseguirá inibir as toxinas e eliminar as impurezas que podem agravar um quadro de celulite. A aveia é um cereal integral rico em silício, capaz de reorganizar as fibras de sustentação da pele, produzindo mais colagénio, essencial para a elasticidade da pele.

Legumes de Cor Verde-Escura

Folhas como rúcula ou espinafres, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Possuem um potencial antioxidante elevado, combatendo os radicais livres, envelhecimento precoce e combate à celulite.

Frutas Oleaginosas

As nozes, castanhas do pará e amêndoas são ricas em selénio, importante antioxidante no combate ao envelhecimento precoce das células, evitando o surgimento da celulite.

Frutas

A pectina, fibra solúvel, presente em frutas, como a maçã, forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, atua nos processos de limpeza e desintoxicação do corpo, ajudando a neutralizar as toxinas do organismo que são precursoras da celulite.

Para além de uma alimentação saudável, a ingestão hídrica adequada a cada necessidade individual, deve ser uma aliada importante e acessível no combate à celulite. A água, chás ou infusões sem adição de açúcar, ajudam a beneficiar a microcirculação local, a drenagem do líquido acumulado nas áreas da celulite e o combate à inflamação da região afetada.

O sedentarismo propicia a retenção de líquidos e de sódio entre as células, fator relevante no surgimento da celulite. Assim sendo a prática regular de atividade física melhora a circulação e a eliminação desses resíduos. Através da musculação, é possível promover ganho de massa magra e diminuição da gordura corporal, que irá proporcionar uma visível melhoria nas regiões mais afetadas pela celulite, melhorando o aspeto da pele.

Concluímos, que para o combate à celulite, não basta recorrer aos tratamentos estéticos e cremes, é essencial existir uma reeducação alimentar e um estilo de vida ativo, para que os resultados sejam os esperados. Desta forma, a celulite deve ser tratada de maneira personalizada e com um programa de tratamento para cada indivíduo.