Guia Completo Sobre Emagrecimento: tudo o que precisa saber para perder peso de forma saudável
Como posso emagrecer?
O 2º é ganhares consciência que para emagrecer tens que incluir exercício físico na tua rotina diária
O 3º é mentalizares-te que não há remédio milagrosos para emagrecer.Quando tudo tiveres tudo isto interiorizado, é só aplicar da forma que mais sustentável para ti. Ou seja, de forma a que consigas manter estas decisões e mudanças no futuro.
Como funciona o processo de Emagrecimento?
É de salientar que não acontece num estalar de dedos, nem de forma instantânea, portanto é importante se puderes teres o auxilio de pelo menos 2 profissionais neste percurso.
Sabes quem são?
Um(a) nutricionista e um profissional especializado desporto. Estes profissionais vão ajudar-te a emagrecer de forma saudável e sustentável.
Para compreenderes melhor como funciona todo esse processo de emagrecimento tens que entender o que significa “metabolismo”. O metabolismo é um conjunto de ações químicas que acontecem no nosso corpo com o objetivo de produzirem e utilizares energia.
É preciso também entenderes o conceito de “energia”. A energia é obtida por 2 vias:
1ª Metabólica aeróbio
Nesta via o oxigênio é utilizado para converter os substratos (carboidrato, gorduras e proteínas) em ATP. A síntese dessa molécula de ATP é lenta, mas necessária para atividades de longa duração.
2ª Metabólica anaeróbio
Já nesta o processo de produção de energia é realizado sem a utilização do oxigênio, mas sim da glicose ou glicogênio o que permite uma síntese rápida de ATP, utilizadas pelo corpo para atividades intensas e de curta duração.
Resumindo, estas duas vias fornecem o combustível/energia necessária para a atividade física, sempre de acordo com a duração e intensidade.
Depois destes conceitos básico estarem esclarecidos vamos ao cerne da questão.
Como realmente funciona o processo de emagrecimento?
Ora bem, para emagrecer tem que ocorrer vários mecanismos, nos quais os principais são:
Gestão alimentar
Este mecanismo baseia-se na reeducação alimentar saudável conforme o que te é ensinado pela Nutricionista. Centra-se na quantidade e qualidade dos alimentos ideias para cada refeição, consoante os cálculos feitos do teu gasto calórico parado e do teu gasto calórico durante a atividade física.
A dieta prescrita deve ser algo que imagines que consegues cumprir a longo prazo, mas atenção irás sempre ter que sair da zona de conforto até aqui vire rotina.
Não poderás simplesmente comer livremente tudo o que te apetecer todos os dias!
Atividade física
A atividade física proporciona o aumento do gasto calórico, ajuda a prevenir doenças, melhora as funções cardiorrespiratórias, diminui o estresse e tonifica os músculos. Mas sabemos que conseguir os resultados são mais demorados em comparação com os resultados da dieta.
A atividade física associada a uma alimentação é uma das principais ferramentas para o atingires o teu objetivo de emagrecer.
É possível emagrecer rápido?
Sim é possível emagrecer rápido, mas não de forma saudável, equilibra e sustentável. Ou seja, que vás conseguir cumprir para o resto da tua vida, NÃO!
Por isso, é sempre preferível que te mentalizes que leva o teu tempo, mas vais lá chegar e assim que lá chegues, já será uma rotina e já não vai custar nada, então irás conseguir manter o teu peso ideal.
Será o FIM das dietas ioiô. Conseguirás manter o teu peso, sentir-te bem contigo mesmo(a) e a tua vida será equilibrada.
Já para não falar que se acabou a vergonha de ter que ir comprar roupa uns tamanhos acima do ideal e de tentar entrar naquelas calças e sonhamos que nos voltem a servir!
No PROGRAMA 10 EM 8 ajudamos-te a perder 10kg em 8 semanas, de forma saudável e divertida.
O que fazer para emagrecer saudável?
Ainda é necessário que consultes e sejas seguido, pelo menos numa primeira fase um(a) Nutricionista. Principalmente para que te ajude a dosear os alimentos por refeição, dentro dos teus gostos e preferências. Sem restrições desmedidas que nunca irás conseguir manter.
Porque emagrecer é tão difícil?
Emagrecer só é difícil se se fizeres de forma inconstante, desequilibrada, demasiado restritiva e sem a prática da atividade física.
Um plano alimentar saudável, equilibrado, agradável e sustentável, aliado um plano de treino personalizado não tem porque ser díficil!
A única coisa que é difícil é começar a cumprir ambos os planos, mas tenho uma novidade que irá ajudar imenso!
Sabias que a mente do ser humano demora cerca de 30 dias até assumir uma novidade como rotina?
Ou seja, pensa que será um “esforço” por apenas 30 dias, a seguir já não custa nada, já fará parte do teu quotidiano, já fará parte dos teu hábitos.
Será quase mecânico e inevitável manteres os planos.
Portanto, é tudo uma questão de te convenceres que este processo é assim que decorre e não te enganares com treinos, planos ou comprimidos milagrosos.
No PROGRAMA 10 EM 8 ajudamos-te a perder 10kg em 8 semanas, de forma fácil.
Preciso emagrecer urgente, o que fazer?
Entender que não será super fácil, mas também não será extremamente difícil. Como leste acima serão só 30 dias, a partir daí é sempre a andar.
Por isso, se ainda não consultaste um nutricionista e um personal trainer está na altura de o fazeres.
Deixa de inventar desculpas a ti e diz em voz alta – “é agora!”
E começa nesse mesmo instante este processo.
O que preciso para emagrecer 10kg?
2º Plano alimentar (prescrito por um profissional da nutrição)
3º Plano de treino (prescrito por um profissional do desporto)
4º Aplicar sem desculpas os planos e conselhos dados pelos profissionais que te acompanham.
5º Não te martirizares se um dia não cumpriste este ou aquele pormenor dos plano. Esta atitude de “auto martírio” vai conduzir-te à desistência e não podes deixar isso acontecer. Por isso lutas contra esse “mindset” e pensas “Amanhã é outro dia e se cumpri até agora, não este detalhe que vai estragar tudo. Amanhã faço melhor!”
Emagrecer em 3 dias, é possível?
Não!
Podes perder líquidos, mas irás ganhá-los quando retirares todas as restrições que fizeste nestes 3 dias e possivelmente ganhas os que perdeste e mais uns tantos. Sabes porquê?
1º Porque vais estar esfomeado(a) e vais compensar e comer demais
2º O teu corpo vai armazenar, para o caso de voltar a ficar privado e restrito. Este armazenamento é a tua nova gordura
3º Por isso, mas de facto a pior consequência é que se deixas de comer muitas vezes durante X dias, o teu metabolismo desacelera porque não tem como obter energia.
Assim, quando quiseres ter uma vida normal, comer saudável e fazer exercício a achar que irás emagrecer, não irá acontecer.
O teu corpo irá demorar meses a responder e a perceber que agora já não o privas e que será sempre decentemente alimentado, bem como o desgaste (com exercício físico) será executado devidamente. Isto tudo para concluirmos que NÃO, não é possível emagrecer em 3 dias!
Cada corpo é um corpo, cada metabolismo é um metabolismo.
Clichê? Talvez, mas é a verdade. Numa semana consegues ir ao nutricionista, trazer o melhor plano de alimentação para ti, fazer as compras necessárias nos supermercado, preparar as tuas refeições. Nessa mesma semana consegues dirigir-te a um personal trainer, ou outro especialista do desporto e perceber o que deves fazer em termos de atividade física regular e com que frequência. Ainda nessa semana consegues começar a pôr em prática a alimentação saudável prescrita para emagrecer e a atividade física indicada.São tarefas mais que suficientes para uma semana!
Emagrecer em 30 dias
Emagrecer e atingir o peso que idealizamos, ou nos foi dito que é o peso certo para nós é possível por em prática em 30 dias, sim.
Se tiveres 20 anos, 1,60m de altura e quiseres perdes 2/3kg é possível, mesmo com uma dieta saudável e a prática de desporto. Sem te privares de restringires excessivamente de forma nada equilibrada ou sustentável.
Agora se tiveres 20 anos, 1,60m e precisares de perder 20 kg não e possível de forma saudável. É preferível estabeleceres objetivos que vais conseguir cumprir e manter.
Para emagreceres de forma sustentável e rapidamente, tens o PROGRAMA 10 EM 8
Emagrecer em certas partes do corpo, é possível?
A gordura abdominal, em particular, é uma das mais metabolicamente ativas.
Como emagrecer a barriga?
Bem nesta questão os profissionais especialistas não estão todos de acordo, embora existamos algumas dicas.
Alimentos ricos em fibras
Permitem combater a obstipação, a mal dita barriga inchada
Frutas e legumes cozinhados
Perdem vitaminas durante, embora são mais fáceis de digerir. Escolhe o feijão verde, as endívias, as cenouras, as verduras para salada e na fruta opta pela pera, pêssego e ameixas.
Bebidas
Escolhe o leite de soja e/ou leite magro, os iogurtes 0% de gordura e 0% de açucares adicionados, queijos vegan e/ou queijos light.
Uma vez que a lactose contida pode ser difícil de digerir.
Bebe água sem gás, rica em magnésio. A água ainda pode diminuir a sensação de fome
Refeições
Opta por começar a escolher comer uma entrada de vegetais crus ricos, pois estão são em água e de digestão mais lenta.
Peixe
Não hesites em comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Os peixes gordos não são um problema e não irão engordar mais do que os peixes magros. Terás que ter cuidado com a dose que ingeres do peixe gordo, mas a nutricionista irá recomendar a gramagem adequada a ti e ao teu plano
Todos os peixes oferecem contributos bons e completos, como: fósforo, ómega 3, proteínas e ferro.
Medicamentos para Emagrecer
Sibutramina
A sibutramina é um medicamento conhecido de renome utilizado para emagrecer. Ele atua em alguns neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, e com isso, reduz o apetite.
Vantagens
Uma das vantagens da sibutramina tem é a ação de redução do apetite, como referido acima, mas também o efeito de aumento do gasto calórico.
Hoje ele é um dos remédios que pode ser vendido no Brasil, apenas com prescrição médica.
Possíveis efeitos secundários
A sibutramina é contraindicada para quem tem hipertensão, diabetes ou risco aumentado para doenças cardiovasculares.
Pode causar o seguintes efeitos secundários:
- Boca seca
- Constipação
- Dor de cabeça
- Insônia
Saxenda
O saxenda é um medicamento para emagrecer aprovado pela Anvisa, no ano de 2016. Seu princípio ativo, a lira glutina, igual ao remédio Victoza, usado para tratar o diabetes.
Quando receitado para ajudar a controlar os efeitos da doença diabetes foi detetado que este reduz a sensação de fome, além de melhorar os níveis glicose no sangue.
A saxenda é administrada através via intravenosa, ou seja, injetável.
Vantagens e indicações
Pode ser tomada por pessoas com:
– Índice de massa corporal acima de 30 kg/m
– IMC acima de 27 kg/m2 com alguma condição relacionada ao excesso do peso, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alterações de colesterol.
Outra vantagem do saxenda é não afetar o humor do paciente, como outros remédios para emagrecer.
Efeitos secundários
Pode desencadear o desenvolvimento de pancreatite, cálculos em vesícula biliar e risco de hipoglicemia, este último mais em em pacientes com diabetes tipo 2.
Sertralina
Dos 3 talvez o mais conhecida em Portugal. É então, um medicamento antidepressivo e sua ação é semelhante à da fluoxetina.
No entanto, esse remédio é ainda menos usado para emagrecer, já que pode causar compulsão alimentar em grandes quantidades.
Vantagens e indicações
Deve ser usado apenas por indivíduos com obesidade associada à depressão, ou então em casos de obesidade relacionados a uma condição médica chamada Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
As reações adversas mais comuns são:
- Insônia
- Sonolência
- Tontura
- Dor de cabeça
- Diarreia
- Boca seca
- Náusea (enjoo)
- Distúrbios da ejaculação
- Fadiga (cansaço).
Emagrecimento antes/depois
O caso da Andreia com acompanhamento Online
O testemunho da Andreia:
De excesso de peso a atleta profissional, o caso da Ângela Lopes:
O testemunho da Ângela:
62 anos e em forma
A atriz Ângela Vieira, atingiu a boa forma e manteve uma alimentação saudável mesmo com 62 anos, com uma dieta especial: sem frituras, sem glúten, ou alimentos enlatados. Juntamente com a prática de balé clássico.
Este tipo de dieta não é milagrosa, mas funciona especificamente com a Ângela, não adianta copiar criteriosamente a forma se alimentar dela. Tens que encontrar com o(a) nutricionista a alimentação certa par ti
Dieta jejum intermitente de Nutri Ângela
A profissional mundialmente famosa Ângela Xavier aconselha sempre que identifiques os alimentos que sabes que não são saudáveis e os substituas por outros mais nutritivos e saudáveis.
Como ela diz “comida de verdade”, como por exemplo: carboidratos integrais, alimentos vivos, frutas, saladas entre muito outros.
Esta nutricionista apoia a ideia das 3 refeições por dia: jejum, pequeno-almoço, almoço (sempre com alimentos saudáveis) e jantar (apenas frutas ácidas ou semi-acidas). Ou então fazer jejum intermitente, na qual se elimina o jantar.
Uma das expressões mais utilizadas por ela é “comer demais o corpo guarda, comer menos o corpo gasta o que está guardado”, por isso evite sair da sua rotina saudável, e se sair procure sempre a opção mais saudável dentro da desgraça.
Distinguir fome de vontade de comer também é importante, pois a fome se comeres alimentos saudáveis passa, já a vontade de comer que pode ser fome emocional só se comeres “porcaria” é que passa.
Estes alimentos nada bons, não alimentam, não nutrem e e comer ou fome emocional se repete muitas vezes a nutri Ângela alega que o corpo está a pedir nutrientes, está a avisar-te para te alimentares melhor.
Quantas vezes deixaste acabar tudo no armário e no frigorifico?
O que aconteceu quando te deu a fome não tinhas nada?
Mandas-te vir comida né?
Pois, não podes deixar isto acontecer!
Mantem os teus armários tão nutridos como tu terás que estar todos os dias.
Cortar nas quantidade açúcar e no trigo, corta também no sal durante 7 dias e vê a diferença. Beber chás como hibiscu ajudam a desinchar.
Terminamos com a uma das crenças mais fortes da Ângela Xavier “emagrecimento rápido pode prejudicar a tua saúde”
Perguntas comuns sobre Emagrecer
Na gravidez, é possível?
É preciso esclarecer a velha questão de quer tomas as grávidas devem emagrecer. O aumento de peso adequado na gravidez é fundamental para o desenvolvimento do bebé e para a sua própria saúde, mas tudo consoante o peso da futura mamã antes da engravidar.
Ou seja, o ganho de peso aconselhado na gravidez varia de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) da mulher antes de engravidar e do seu estado nutricional pré-gestacional.
Por isso é possível emagrecer na gravidez, apesar de ter sido uma prática menos recomendada no passado, claro que é preciso considerar que se a mulher antes de engravida estava no peso ideal ou com peso a menos do ideal, não deve emagrecer durante a gravidez.
A grávida que pretende emagrecer na gravidez precisa de se focar numa reeducação alimentar, procurando usufruir de alimentos saudáveis e evitando gorduras, refrigerantes ou alimentos ultraprocessados. Esquece aquela ideia de que a mãe tem que se alimentar por dois. Além disso, para conseguir emagrecer com cuidado, a futura mãe não pode fazer as dietas da moda.
Hoje, existem dietas com o objetivo de consumo quase e só fontes de proteína e poucos carboidratos. Este tipo de dieta está expressamente proibido mamãs, pois ao incluir na alimentação apenas alguns tipos de alimentos, o bebê acaba perdendo a oportunidade de consumir nutrientes e isso pode ser muito prejudicial para seu desenvolvimento.
Este processo deve sempre ser acompanhado tanto pelo médico(a) ginecologista da grávida em conjunto com nutricionista.
Emagrecimento pós parto
A dieta para emagrecer durante o pós-parto tem que ser rica em líquidos, cereais integrais, frutas, legumes, peixe, leite e derivados, dado que esses alimentos são ricos em nutrientes e que vão ajudar a recém mamãe a recuperar a forma rapidamente. Assim, como também conseguem responder às exigências energéticas da amamentação.
Emagrecer depois dos 40
Ante de passarmos aos conselhos para a perda de peso após os 40 vamos explicar aas razões pelas quais é difícil perder peso aos 40 anos.
Após os 40 perde-se mais massa muscular mais facilmente do que até aqui, isto porque a composição do tecido muscular se altera.
Ter uma massa muscular mais alta aumenta o metabolismo, então o teu corpo queime mais calorias. Depois dos 40 anos o que acontece é que lidas exatamente com o oposto disto e teu metabolismo está mais lento até porque tem menos massa muscular, menos músculo.
Dicas para emagrecer depois dos 40 anos:
1. Essenciais: frutas e vegetais
Ter sempre presente vegetais nas suas refeições principais, metade do teu prato tem que ser obrigatoriamente vegetais.
As frutas devem completar os pequenos almoços e lanches.
Estes alimentos são ricos em nutrientes e fibras que irão ajudar o processo digestivo e serão gastos da forma certa durante o exercício físico, bem como serem utilizados pelos teus músculos, pois alimenta-os da forma certa.
2. Carnes brancas
Se te alimentas com carnes e não segues uma alimentação vegan ou vegetariana deves sempre optar por carnes brancas, como peru e frango. AS outras opções são por exemplo tofu, leguminosas, tempeh entre outros…
3. Nada de arroz, massa ou batata à noite
Depois do lanche da tarde erradica os hidratos puros da tua rotina. Janta sem arroz, sem massa ou sem batata.
Estes alimentos não irão ser gastos, pois por norma a seguir vais estar mais por casa e irás dormir dentro de poucas horas, então o teu corpo vai armazenar esses hidratos e lá vêm os ditos pneuzinhos que atrasam a tua batalha de emagrecer.
4. De manhã opta por proteína e cereais “bons”
O teu pequeno-almoço não ter açúcar processado. Um bom pequeno-almoço pode ser um iogurte grego light com uma peça de fruta pequena e flocos de aveia, adiciona canela se gostares.
5. Água: 2 a 3 litros por dia
Deves beber pelo menos 2 litros de água por dia se estás em processo de emagrecimento, caso repares que estás a reter demasiado esses líquidos devem substituir pelo menos metade dessa água por chá.
Podem ser chás como hibisco, erva príncipe ou chá verde. Alterna-os para que o corpo nunca se acomode e volte a reter os líquidos como fazia com a água simples.
6. Exercício físico
Por último, mas não menos importante deves praticar exercício físico sempre. Idealmente deve ser treinar de 3 a 4 vezes por semana para atingires o teu objetivo de emagrecer, mas caso não seja possível treina o máximo de vezes que consigas.
Emagrecimento na menopausa
A menopausa trata-se da queda na produção ovariana e das hormonas como o estrogênio e progesterona. É uma transição que encerra os anos férteis e representa uma nova experiência individual para as mulheres.
Este declínio hormonal leva a uma perda da massa muscular, consequentemente como explicamos acima a uma diminuição do metabolismo
Uma boa alimentação e pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar muito na manutenção da saúde e bem-estar nesta nova fase.
A melhor recomendação de dieta possível é aquela que vai de encontro às do corpo na menopausa. Uma nutricionista será a melhor opção para preparar esta dieta adequada.
Chás para Emagrecer
2. Erva príncipe
3. Oliveira
4. Cavalinha
5. Chá verde
Quando consumidos ajudam a expulsar os líquidos que estão no corpo e não reter o próprio chá que estás a beber. O ato de urinar aumentar bastanta e para expulsar estes líquidos levam com eles alguma pequena parte da gordura na urina.
-
Remedios caseiros para emagrecer funcionam?
Como os chás, como os treinos, como a alimentação saudável os remédios caseiros ajudam, mas funcionam de forma diferente em cada um de nós.
Cada corpo é um corpo e portanto se tal como o chá te ajuda ligeiramente a combater algo que te acontece no processo de emagrecimento que te atrasa e te sentes bem, então, sim. Tal como qualquer outra ajuda.
Tudo ajuda, mas não há remédios caseiros milagrosos.
Emagrecer Natural
Tudo o que tem sido explicado neste artigo sobre pratica de atividade física e alimentação equilibrada é emagrecer de forma natural.
Qualquer cirurgia, como lipoaspiração são formas de emagrecer não naturais e evasivas.
Treinos para emagrecer
Deve depois incluir um treino adaptado a ti e aos teus objetivos de musculação e funcional.
A seguir acabar com cardio novamente.
A duração de cada fase do treino varia consoante o teu peso e avaliação feita pelo profissional que te deve acompanhar nesta fase.
O que emagrece mais dieta ou exercício?
Ambos fazem parte essencial do processo de emagrecimento. Nenhum emagrece de forma mais direta porque um sem o outro simplesmente não fazem sentido, nem funcionam a longo prazo.
Exercícios para Emagrecer
Os melhores exercícios para emagrecer que são mais indicados para mim podem não ser para ti. Cuidado com estes conselhos que vês espalhados pela internet.
Toda e qualquer atividade física ajuda a emagrecer. Claro está que todos e quaisquer exercícios de desgaste calórico intenso ajudam mais a emagrecer, mas a musculação também necessária neste processo, não é menos importante do que os exercícios cardiovasculares.
Deves consultar um profissional para te ajuda a encontrar as melhores rotinas e exercícios para ti.
Exercícios de Cárdio para Emagrecer
Os treinos funcionais também aceleram o ritmo cardíaco e por isso são bons exercícios de cardio.
Depois tens no ginásio uma infinidade de máquinas disponíveis, no teu plano constará concerta os mais indicados para ti e com o tempo descobres aqueles que gostas mais de fazer.
O que acontece a pele quando emagrecemos?
Pessoas que já foram obesas emagreceram muito ou mulheres que já ficaram grávidas sabem, a pele tem a capacidade de se esticar e retomar à forma original, mas podem deixar a tais esterias ou até excesso de pele.
Para evitar isto:
– Emagrece devagar
Assim a pele terá tempo para se adaptar e tens mais hipóteses da mesma voltar à forma originar
– Faz musculação
Os músculos estão mesmo perto da tua pele e quando começas a perder aquela cama de gordura ou a diminuí-la ainda mais perto ficam.
Por isso, manter os músculos tonificados ajuda imenso a pele a estar menos flácida e a adaptar-se às mudanças.
Só consegues manter os músculos tonificados através de treinos com musculação.
-
A importância da água no emagrecimento
Beber mais água é uma boa estratégia para ajudar a emagrecer, não só porque a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, mas porque também aumenta o metabolismo e a queima de calorias.
Além disto, a água ainda ajuda no correto funcionamento de vários processos importantes para o emagrecimento, como o funcionamento do intestino, digestão e até hidratação dos músculos.
Depois não te esqueças que quanto mais água beberes menos retenção fazes, o corpo não aguenta e tem que expulsar a água através da urina.
A importância do sono no processo de emagrecer
A maior parte das pessoas precisa dormir entre 7 e 9 horas por dia para a reposição de energias e regulação das funções do corpo
Tal como comer bem e treinar, dormir bem é a 3º peça deste puzzle.
O processo de emagrecimento exige o cumprimento destas 4 componente o mais religiosamente possível.
-
Doenças de tiroide e emagrecimento
Quem tem algum problema de saúde que afeta a tireoide costuma associar as alterações dessa glândula às mudanças de peso repentinas. Mas apesar de ela ser responsável por regular o nosso metabolismo, ainda existem muitos mitos que comparam a tireoide com o emagrecimento.
Segundo o endocrinologista Augusto Cezar Santomauro Jr., a tireoide regula os batimentos cardíacos, o crescimento de cabelos e unhas. Afeta igualmente o funcionamento do sistema digestivo e também o apetite. Esta consegue isto através da produção e liberação dos chamados das hormonas tireoidianas.
Então as doenças da tiroide podem atrapalhar na produção destas hormonas, ou seja, produzindo a mais ou menos. Levando por isso a alterações no metabolismo.
Um exemplo é o excesso de produção, conhecido como hipertireoidismo, que pode apresentar sintomas como aumento do apetite, mas mesmo assim perdendo peso.
Já quando há uma queda na produção das hormonas, condição que leva o nome de hipotireoidismo, entre outros sintomas está justamente o ganho de peso.
-
Preciso de ajuda profissional para emagrecer?
Que profissionais devo consultar?
Conclusão
Agora só depende de ti quando, como e com que profissionais queres começar esta nova etapa da tua vida, sendo que já estás mentalizado que medicamento milagre e exercícios mágicos não existem.
Boa alimentação, dormir as horas aconselhadas e treino são a solução!
2 Comentários
Os comentários estão fechados