3 Mitos
MITOs: Cardio para queimar gordura
Apesar da aeróbica, natação, corrida, entre outras atividades físicas, melhorarem a resistência e tornarem o corpo mais saudável, a logica da atuação desses exercícios para perder peso é muitas vezes interpretada de modo errado.
Sabias que 70-75% da energia é consumida pelo nosso metabolismo corporal e apenas, 25-30% da energia é gasta com a atividade física. Nem mesmo treinos com uma hora de duração podem alterar isso e fazer o corpo queimar gordura de forma mais rápida.
A verdade é que a perda de peso começa com a dieta.
MITOs: Puxar ferro transforma gordura em músculo.
Não podes transformar gordura em músculo
Este tema é de facto uma das abordagens que quem quer perder peso mais utiliza. Fisiologicamente falando, são dois tecidos diferentes. O tecido adiposo (gorduroso) é encontrado sob a pele, intercalado entre os músculos e em torno de órgãos internos como o coração. O tecido muscular – que pode ser dividido em três tipos principais – é encontrado em todo o corpo.
O treino com pesos ajuda a tonificar o tecido muscular dentro e ao redor de qualquer tecido adiposo. A melhor maneira de reduzir o tecido adiposo é ter uma dieta saudável que incorpora vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
MITOs: Necessito de fazer muitos exercícios abdominais para ter os músculos da barriga salientes.
Não são as centenas de abdominais que vão deixar a tua barriga lisa ou com os músculos proeminentes.
A forma como te alimentas é fundamental para evitar a acumulação de gordura corporal localizada na barriga. Desta forma, a nutrição é o fator número um neste objetivo. Ao fazeres abdominais estás a trabalhar o musculo abdominal, se tiveres a camada de tecido adiposo por cima por mais abdominais que faças os “gominhos” nunca irão aparecer.
Para perder gordura é necessário ingerir menos energia/comida do que aquela que gasta na tua atividade diária e no exercício físico. Lembra-te ainda que os depósitos de gordura na cintura são dos últimos a desaparecer.
2 Comentários
Os comentários estão fechados